100 Dias – Secretaria de Educação

A Diretora de Educação, Elisângela da Silva Lopes Siqueira, ao assumir o cargo teve muita dificuldade em estruturar a secretaria e também organizar as escolas. É difícil fazer mudanças onde o sistema se encontra fora das metas e da realidade educacional.
A prioridade da secretária foi atender melhor os alunos e procurar ser justa com todos os funcionários da Educação.
Já conseguimos aos 100 dias de gestão:
1) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO:
– Organização das linhas do transporte escolar. Ampliação de algumas linhas para oferecer melhores condições de transporte aos alunos das redes municipal e estadual, e também aos que fazem faculdade e cursos profissionalizantes. Havia excesso de alunos em todas as linhas tanto nos transportes terceirizados como os da prefeitura.
– Respeitar a carga horária dos professores de Educação Física. Esses profissionais trabalhavam 8 horas a mais por semana.
– Fazer com que as cantineiras do município passassem a cumprir a carga horária de 6 horas ao dia. Elas não cumpriam a carga horária, pois cada escola tinha a sua.
– Fazer o cadastro dos alunos das redes municipal e estadual, e também do ensino superior e cursos profissionalizantes que utilizam o transporte escolar.
– Capacitação dos professores do Programa Novo Mais Educação.
– Medição das linhas do transporte terceirizado. Redução de 150 Km/dia. Havia alguns motoristas recebendo aditivos de chuva e outros que não faziam a redução na Prefeitura quando diminuíam os seus percursos. Gerando mais recursos para serem investidos na Educação.
– A secretaria passou a ter o controle sobre a distribuição de merenda e material de limpeza. Na gestão passada, os fornecedores entregavam as mercadorias diretamente nas escolas. Hoje, estamos conferindo a qualidade das mercadorias e também verificando se os fornecedores estão cumprindo os acordos das licitações. Já detectamos erros nas formas de entregas e também má qualidade de mercadorias.
– Foram nomeados na Educação 5 professores, 2 professores de Educação Física e 1 cantineira.
– Maior compromisso dos conselhos que fazem parte da Educação.
– Melhoria na quantidade de repasse de merenda para a APAE.
– Implantação do zoneamento das escolas. Todo o processo de implantação já está feito e aprovado. O município executará no próximo ano.
– Utilização das carteiras novas da Educação Infantil em algumas escolas. Essas carteiras estavam abandonadas no prédio da “Escola Agrícola” que depois foram guardadas no pátio da Prefeitura.
– Aquisição de uma máquina copiadora para melhor atender as escolas municipais.
– Manutenção dos equipamentos das salas de Informática das escolas municipais.
– Aquisição de um ônibus escolar com capacidade para 48 passageiros. Emenda Parlamentar do Deputado Federal Renzo Braz, após muita luta do Prefeito Juliano e do Vice-Prefeito Luiz Paulo.
– Manutenção da frota escolar municipal.

2) CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL:
– Ampliação do atendimento de crianças no Centro Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado (CEMEI).
– Ampliação do número de funcionários para melhor atendimento das crianças.
– Mudança do cardápio que foi solicitado pelos pais. Hoje ofertamos duas vezes por semana almoço e três vezes lanche. Ofertando uma alimentação mais saudável com sucos naturais, vitaminas e frutas.
– Instalação de um filtro de água para oferecer uma água de qualidade para os alunos.

3) ESCOLA MUNICIPAL MARIA FERRAZ KOELER (SANTANA DO CAPIVARI):
– Implantação do Programa Novo Mais Educação na Escola Municipal Maria Ferraz Koeler, que fica no Distrito de Sant’Ana do Capivari. Este programa trabalha com oficinas de Arte aos quais trabalham com teatro, música e artes plásticas; atividades esportivas e oferece atendimento pedagógico e formação da cidadania.
– Ampliação do atendimento de alunos na Educação de Tempo Integral. Atualmente, a escola atende 33 alunos.
– Manutenção do filtro de água. Estava estragado e sem manutenção.
– Professora de AEE para atender os alunos com dificuldade de aprendizagem.

4) ESCOLA MUNICIPAL RIBEIRO DA LUZ
– Implantação do EJA (Educação de Jovens e Adultos) nos anos iniciais da Educação Básica na Escola Municipal Ribeiro da Luz.
– Sequência na pintura que estava sendo feita na escola.
– Manutenção do filtro de água.

5) ESCOLA ANTÔNIO AMÂNCIO DA SILVA:
– Oferecer aos alunos e professores, espaço adequado dentro das salas de aula. Algumas salas eram muito pequenas e pouco arejadas. Tinha sala que não tinha nem mesa de professor. A professora tinha que andar ajoelhada nas fileiras para atender os alunos.