Prefeitura Municipal de Pouso Alto

brasao_menu

Prefeitura Municipal de Pouso Alto

"Pouso Alto é um nome estupendo. Parece nome de ninho de águia. Pouso Alto. Absolutamente sereno. É um programa."

Manuel Bandeira

O Município

Pouso Alto

Na belíssima região do Sul de Minas Gerais, encravada entre os picos mais altos do País, encontramos o município de Pouso Alto, um cenário inesquecível em meio à exuberância da floresta tropical da Mata Atlântica e onde as quatro estações do ano se definem bem ao estilo europeu. São montanhas e vales, bosques de araucária entrecortados aqui e ali por lindas cachoeiras e uma flora singular onde se sobressaem bromélias, o popular beijinho, o mandacaru e espécimes de climas quentes e frios convivendo em perfeita harmonia e abrigando uma fauna bela e diversificada.

Pouso Alto é um pequeno e bucólico município situada aos pés da Serra da Mantiqueira e esbanja beleza e simpatia à todos que a visitam. Situado na Microrregião de São Lourenço, no estado de Minas Gerais, no Brasil, a cidade integra o circuito turístico das Terras Altas da Mantiqueira, que inclui também os municípios de Alagoa, Itamonte, Itanhandu e Passa Quatro. De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2016, sua população foi estimada em 6.210 habitantes. Tem área de 263,034 quilômetros quadrados.

Aqui viveram personagens ilustres, como o escritor Júlio Ribeiro, autor do famoso romance "A Carne"; depois, o poeta Manuel Bandeira, vindo à procura de uma recuperação de saúde e ainda, Ribeiro Couto, diplomata, poeta e escritor, que foi durante quatro anos promotor de Pouso Alto e aqui escreveu o livro "A Cabocla", revivido recentemente através da televisão. Pouso Alto é abençoado pelas ruas, pela natureza, pelo clima e hoje encanta os visitantes e à todos que a conhecem.

História

O pequeno município já foi pouso de princesa e príncipe, como a princesa Isabel e o príncipe dom Pedro, que vieram inaugurar a antiga estação de trens, hoje instalada na cidade de São Sebastião do Rio Verde. Muitos poetas também pousaram por aqui: Júlio Ribeiro, Ribeiro Couto (autor de A Cabocla), Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade.No século XVI, toda a região do sul do atual estado brasileiro de Minas Gerais era território disputado entre vários povos indígenas brasileiros: a oeste, situavam-se os caingangues; ao sudoeste, situavam-se os tupiniquins; a sudeste, situavam-se os tupinambás e, a leste, situavam-se os puris.

Economia

A economia de Pouso Alto gira em torno do turismo, através das pousadas, localizadas principalmente na zona rural do município, dos restaurantes rústicos e lojinhas que oferecem delícias típicas, como queijos, cachaças, linguiças, embutidos, biscoitos de polvilho, etc.

Do ponto de vista local, o setor agropecuário tem papel essencial, dado ao grande número de produtores rurais, granjas e laticínios instalados na cidade.

Turismo

O município tem diversas opções de turismo, mas as principais são as cachoeiras, como a Cachoeira do Coura, da Pedra Preta, Cachoeirão (bairro Cachoeira), Buquerê e dos Florentinos.
O clima de montanha torna os passeios turísticos agradáveis, estando a uma altitude média de 1200 metros, com clima tropical de altitude.

Há também a trilha para o Pico do Rachado, que é de nível de caminhada pesada com uma duração média de 2h20 e no local de chegada tem-se uma vista privilegiada de serras e montanhas do município e cidades circunvizinhas como São Lourenço, São Sebastião do Rio Verde, Itanhandu, Baependi e Caxambu. O pico está dento da área do Parque Estadual da Serra do Papagaio. Outro turismo de caminhada que pode ser feito no município é o trecho da Estrada Real. O tempo médio para a caminhada é de 4h20. Pertencendo ao Caminho Velho, com aproximadamente 39 km de percurso, possui histórico por ter sido rota de bandeirantes em busca de riquezas.

O município também proporciona à população e visitantes diversos eventos como o Carnaval Antecipado, um dos melhores da região; Semana Santa (apresentação Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo do Grupo Teatral São Francisco de Assis), coroação de Nossa Senhora da Conceição, feriado de Corpus Christi, Festas Juninas, Festa da Santa Casa (beneficente ao hospital da cidade) e a Festa da Padroeira.

280px-MinasGerais_Municip_PousoAlto.svg
mapa-pousoalto

Fundação: 19 de outubtro de 1878
População: 6.210 habitantes
Área total: 263,034 km²

Fonte: IBGE (2016)

Distâncias:
São Paulo - SP ::: 275 Km
Rio de Janeiro - RJ ::: 258 Km
Belo Horizonte - MG ::: 415 Km

Vista parcial da cidade
Vista parcial da cidade
Praça, Solar dos Barões e Igreja Matriz.
Praça, Solar dos Barões e Igreja Matriz.
Igreja e vista parcial de Sant'Ana do Capivari.
Igreja e vista parcial de Sant'Ana do Capivari.
Vista do alto do Pico do Rachado.
Vista do alto do Pico do Rachado.
Praça central, vista noturna.
Praça central, vista noturna.