Relatório de Atividades da Secretaria Municipal de Assistência Social no ano de 2017:
Secretaria Municipal de Assistência Social
Responsáveis: Gestora Vera Junqueira da Silva / Aux. Adm. Gislaine da Silva Custódio
•Gestão da Assistência Social do município;
•Atualização e acompanhamento dos Sistemas do Ministério de Desenvolvimento Social;
•Prestações de Contas;
•Parcerias com entidades (Instituição de Acolhimento);
•Participação em cursos profissionalizantes.
•Elaboração de leis para atualização do município de acordo com a SEDESE;
•Participação em reuniões da Câmara Municipal;
•Conferencia Municipal de Assistência Social;
•Elaboração de Plano de Trabalho, Lei de Diretrizes Orçamentarias e Plano de Ação do município;
•Processo Seletivo;
•Reunião para definir estratégias de atendimento com a nova equipe do CRAS;
•Reuniões dos Conselhos Municipais (Conselho Municipal de Assistência Social / Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente);
•Participação da URCMAS – União Regional dos Conselhos Municipais de Assistência Social;
•Reuniões para definir fluxograma de pessoas moradoras de rua;
•Reuniões para realização da Caravana do Bolsa Família;
•Participação para organização e confecção de enfeites do Dia da Cidade;
•Evento de Natal realizado nas Escolas Municipais;
Gestão do Cadastro Único e Programa Bolsa
Responsável: Luana Candido Passos
•Cadastros Novos inseridos no Sistema de Cadastro Único do Governo Federal;
•Atualização de Cadastros no Sistema de Cadastro Único do Governo Federal;
•Averiguação dos cadastros em divergência, solicitado pelo Governo Federal;
•Visitas Domiciliares;
•Lançamento da Frequência Escolar;
•Cadastros realizados no Asilo de Santana do Capivari;
•Caravana do Bolsa Família.
Centro de Referência de Assistência Social – CRAS
Responsável: Coordenador Gustavo Passos de Oliveira – Início das atividades em setembro.
•Iniciamos nossas atividades em setembro com uma reunião, para que pudesse ser alinhado com a Gestão da Secretaria de Assistência Social a metodologia e a forma de desenvolver nossos trabalhos;
•Após este alinhamento, definimos uma pré-agenda a ser seguida, buscando dar continuidade a trabalhos que estivessem em andamento e implementando novos projetos;
•Acertamos com o corpo técnico do CRAS que faríamos reuniões esporádicas para conseguirmos dar uma “cara” nova a essa nova equipe, onde seriam expostos os pontos positivos a continuar e caso necessário pontos negativos a serem corrigidos;
•Junto à Secretaria de A.S. do município, definimos um norte a cursar nesse início de gestão;
•Reativamos algumas oficinas, implementamos outras novas e coparticipamos da Caravana do Bolsa Família, como colaboradores para o projeto;
•Implantação da sistemática do quadro de Prioridades nos acompanhamentos de famílias assistidas. (Devemos aprimorar e melhor executar essa sistemática);
•Implantação da sistemática de Gestão a vista – Onde devemos expor nossas atividades realizadas, nossas evoluções em comparações a períodos anteriores. (Neste caso, por ética, prefiro realizar esses apontamentos dentro do período em que estamos à frente da coordenação, para de certa forma, não fazer um paralelo com a gestão anterior. Temos que evoluir dentro do que propomos realizar.);
•Buscamos ter uma sinergia com outros órgãos da REDE, onde não tivemos o retorno esperado;
•Recebimento de ofícios e direcionamento das demandas de acordo com o solicitado;
•Encaminhamento de ofícios solicitando suporte, parcerias, respostas e ou acompanhamento a munícipes em necessidade de acompanhamento;
•Acompanhamento do trabalho do corpo técnico do CRAS (Assistente Social e Psicóloga), direcionando a casos prioritários buscando atender/solucionar cada demanda;
•Definindo junta a Orientadora Social sua metodologia de trabalho e atividades a realizar a qual se mostrou bem proativa, surpreendendo de forma positiva em sua chegada nesse novo ciclo do CRAS;
•Participação em reuniões de conselhos;
•Entrega de Relatórios (RMA) à Assistente da Gestora de Assistência Social do município;
•Ainda este ano, iremos definir o planejamento para 2018 traçando novas metas e definindo estratégias para alcançar tais objetivos.
Assistente Administrativo
Responsável: Giordana Barbosa Ferreira – Início das atividades em setembro
•Agendamentos para o Bolsa família, Cadastro Único de Programas Sociais;
•Repasse de documentos de pessoas que precisaram tirar a 1ª e 2ª via para identidade para o Rogério (Quitinho), sempre entrando em contato para informações para tirar digital, e sobre documentos necessários;
•Matrículas para o Curso de Inglês;
•Dando assistência para o Curso de Inglês, tirando xerox de apostilas, imprimindo trabalhos e passando informações e avisos para os pais dos alunos;
•Sempre entrando em contato com o Grupo de idosos de Capivari para recados e avisos de imprevistos;
•Sempre entrando em contato com o Grupo de artesanato para idosos de Pouso Alto para passar recados e avisos de imprevistos;
•Anotação da quantidade de roupas doadas por pessoa;
•Repasse de Passe doado para andarilhos.
•Sempre atendendo a todos que procuram o CRAS para informações, dúvidas e que procuram orientações, sendo uma ponte entre os cidadãos e a equipe (Coordenador, Assistente Social, Psicóloga, Orientadora e Gestora do Bolsa Família). E também sempre buscando a fazer da melhor forma as tarefas pedidas pelos superiores e pelos colegas da equipe CRAS.
Orientador Social
Responsável: Margarida Aparecida Ribeiro – Início das atividades em outubro
•Grupo de Gestantes;
•Grupo de Idosos do município de Santana do Capivari;
•Grupo de criança de Pouso Alto;
•Grupo de Crianças da Escola Municipal de Santana do Capivari;
•Participação em eventos: Caravana do Bolsa Família;
•Visitas domiciliares – Busca Ativa para inserção da população em grupos;
•Visitas nas Instituições Públicas e Privadas em busca de publicidade em eventos;
•Apoio junto à recepção e coordenação.
Assistente Social
Responsável: Amanda Gomes dos Santos – Início das atividades em setembro
•Atendimento Individual;
•Atendimento Familiar;
•Realização de Atividades em Grupo (Grupo de Idosos);
•Visitas Domiciliares;
•Visita Hospitalar;
•Visita Institucional;
•Agendamento Auxilio Doença;
•BPC – Benefício de Prestação Continuada para idosos e deficientes;
•Acompanhamento de usuários da política de assistência social a agência da Previdência Social;
•Acompanhamento de usuários da política de assistência social ao ministério do Trabalho;
•Reuniões com Conselho Tutelar do município;
•Reuniões com Conselho Tutelar do município de São Lourenço – MG;
•Reuniões com a Secretaria Municipal de Educação;
•Visitas Escolar;
•Reuniões com a Gestora de Saúde;
•Reunião com as professoras das escolas do município;
•Reuniões com a Diretora da Escola Municipal Ribeiro da Luz;
•Abordagem de Rua;
•Encaminhamentos para Assistente Social da Saúde;
•Orientações;
•Encaminhamentos de usuários da política de assistência social para Cadastro Único;
•Deferimento de benefício eventual;
•Participação da Caravana do Bolsa Família;
•Busca ativa no Município de Barra Mansa –RJ;
•Congresso no município de Itanhandu –MG;
•Participação na Palestra sobre Suicídio na Câmara Municipal de Pouso Alto;
•Reuniões Internas;
•Participação em audiência concentrada;
•Entrega Relatório mensal;
•Relatórios para Fórum;
•Relatórios informativos para Conselho Tutelar do município;
•Encaminhamento de relatório para CREAS do município de São Lourenço;
•Parceria com a Assistente Social da Previdência Social.
Psicóloga
Responsável: Isabela de Souza Borges dos Santos – Início das atividades em setembro
•Atendimento familiar;
•Atendimento individual;
•Realização de Atividades em Grupo (Grupo de Idosos);
•Visitas domiciliares;
•Visitas em escola;
•Visitas no hospital;
•Visitas no Conselho Tutelar de Pouso Alto (reunião com Conselheiros);
•Reuniões do CMDCA;
•Reuniões com equipe do PSF;
•Reuniões com o Secretário de Saúde de Pouso Alto;
•Participação na Palestra sobre Suicídio na Câmara Municipal de Pouso Alto;
•Encaminhamentos para atendimento psicológico da rede de saúde do município;
•Participação na concessão de benefício eventual;
•Reuniões de equipe;
•Participação de Caravana Bolsa Família;
•Audiência concentrada no Fórum de São Lourenço;
•Reuniões no Conselho Tutelar de São Lourenço;
•Visitas na Instituição de Acolhimento;
•Reuniões com Secretária de Educação;
•Evolução dos prontuários;
•Entrega de relatório mensal;
•Abordagem de rua;
•Investigação de paternidade (para fortalecimento dos vínculos familiares);
•Relatórios informativo para Fórum e Conselho Tutelar.