Programa de Inseminação Artificial em tempo fixo, parceria da CONAFER com a Secretaria de Agricultura e Pecuária, está como inscrições abertas

A Confederação Nacional da Agricultura Familiar (CONAFER), e a Prefeitura de Pouso Alto formalizaram uma parceria para executar o programa Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária está com as inscrições abertas para os produtores interessados. Os documentos necessários são: ficha cadastral assinada, RG, CPF, ficha sanitária do rebanho (IMA). No ato da inscrição precisa ser informado a quantidade de vacas e novilhas vazias para protocolar; se é possível separar o touro das vacas que serão inseminadas; curral adequado para manejo; mineral no cocho; volumoso de qualidade; água à vontade e limpa; vacinação em dia (brucelose, aftosa e raiva); vermifugação em dia; vacas em boa condição corporal; novilhas aptas a reprodução e identificação dos animais (nome ou brinco ou marca).

O protocolo será de 3 (três) manejos: dia 0 (implante e fármaco), dia 8 (oito) retirada do implante e fármaco e dia 10 inseminação artificial. Em 45 dias já é possível fazer o diagnóstico de gestação.

Quanto mais rápido os produtores interessados preencherem o cadastro, assinar e enviar os documentos solicitados, logo o programa será iniciado no município.

O programa sendo eficaz no município e obtendo bons resultados de prenhes (mínimo de 40%) oferecerá duração de quatro anos e poderá ser realizado 2.400 protocolos para os produtores rurais do município.
O programa + Pecuária Brasil tem por objetivo levar melhoramento genético para o rebanho bovino de leite e corte no município, que vai beneficiar os agricultores familiares locais.