Projeto “Restauração Florestal da Mantiqueira” investe em propriedades rurais no município de Pouso Alto para restauração e conservação florestal

Remuneração pode vir pela comercialização de crédito de carbono geradas pela área restaurada.

O ‘Restauração Florestal da Mantiqueira’, projeto da TNC Brasil em parceria com o Mercado Livre, avalia terras com potencial para regeneração natural e, a partir daí, o proprietário rural começa a receber o pagamento por serviços ambientais (PSA) para garantir os cuidados com a restauração por cinco anos. Depois desse período, a remuneração pode vir pela comercialização de crédito de carbono gerados pela área restaurada. Além disso, o projeto traz outros benefícios para os proprietários, como apoiar na regularização ambiental da propriedade, disponibilizar insumos (mourão e arame) para isolar as nascentes e melhoria nas condições ambientais da propriedade, como melhorar a qualidade do solo e aumentar a disponibilidade de recursos hídricos.

Em Pouso Alto já somam 152 hectares de áreas que serão restauradas e 215 hectares de conservação de florestas em 17 propriedades no município.

Um investimento de mais de R$ 900.000,00 em insumos, ações técnicas e mão de obra nas propriedades que aderiram ao projeto.

O foco principal são áreas para regeneração natural, contribuindo com os recursos hídricos das propriedades, aumentando a infiltração e vazão de água no médio/longo prazo. O projeto acontece no âmbito do Plano Conservador da Mantiqueira e é implementado pelo Instituto SuperAÇÃO.