Atenção artesão de Pouso Alto!

Atenção artesão de Pouso Alto! Faça a sua Carteira Nacional e veja os benefícios com a formalidade

Você de Pouso Alto que é artesão, participa da Feira Livre realizada pela Secretaria de Agricultura e Pecuária, já possui a sua Carteira Nacional do Artesão? Se não, corra atrás da sua e veja os benefícios.

A Carteira Nacional do Artesão é um documento físico, válido em todo o território nacional, que formaliza a atividade artesanal. Os portadores têm acesso aos cursos de capacitação, feiras e eventos apoiados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) e pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), bem como as ações dos Serviços em Inovação e Tecnologia (SebraeTec).
A validade da carteirinha é de seis anos.
Podem utilizar o serviço artesãos de todo Estado de Minas Gerais com idade igual ou superior a 16 anos.
Todo processo é feito online. Acesse o site www.gov.br/artesanato.
Não há taxa para efetuar o cadastro da carteirinha.

Para a chegada da carteirinha
Para o atendimento realizado online: 30 dias corridos, após preenchimento no portal do Governo Federal; 30 dias corridos, após o envio de toda documentação digitalizada e vídeo da prova de habilidades; Caso o artesão não envie o solicitado dentro de 45 dias corridos, o seu cadastro será recusado dentro do sistema devido à falta de informação.

Documentos necessários
Os documentos necessários são Carteira de Identidade; e/ou documento de identificação com foto; Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); Comprovante de residência ou Declaração conforme Lei n° 7.115, de 29 de agosto de 1983; (Comprovante recente); Documento de inscrição no PIS/PASEP; Declaração de ciência assinado.
O avaliador fará contato em até 30 dias corridos, após preenchimento no Portal do Governo Federal.

Vídeo
O artesão deve gravar e enviar um vídeo de no mínimo 2 minutos de duração, boa resolução e, em todo tempo, o rosto e as mãos do requerente deverão aparecer simultaneamente.
Quando solicitado, poderá enviar o vídeo no WhatsApp ou salvar em alguma rede social como Facebook, Instagram ou Youtube e enviar o link para o avaliador.

Benefícios
Quem possui este documento poderá ter acesso a cursos de capacitação, feiras e eventos apoiados pelo Governo de Minas Gerais e pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), por meio dos editais de chamamento público, bem como as ações dos Serviços em Inovação e Tecnologia (SebraeTec).
A Diretoria de Artesanato emite o espelho da carteira (foto da carteira obtida no sistema) por meios digitais (e-mail ou WhatsApp).
Obter a Carteira Nacional do Artesão é qualificação do cidadão como trabalhador deste setor.

Atenção artesão de Pouso Alto!