Implantação do Sistema Etapa Público na Rede de Ensino Municipal

Por se preocupar com um ensino de qualidade em suas escolas da rede, a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o Conselho Municipal de Educação de Pouso-Alto, também espera que o aprendizado seja facilitado e o interesse dos alunos seja aumentado.
Sendo assim, por meio da Administração Municipal, alunos e professores receberam neste ano novos materiais pedagógicos em parceria com o Sistema Etapa Público. Nosso objetivo é inovar a forma de ensino através de diversas possibilidades para os professores e, de forma geral, para a educação. O Etapa é um sistema de ensino que atende escolas em todo o Brasil, por meio da oferta de material didático impresso e digital para a Educação Básica. Sua missão é disseminar as melhores práticas educativas e contribuir para o sucesso das escolas. Quando falamos de escolas, pensamos em autonomia, no sentido de professores capacitados e que fundamentam suas práticas seguindo diretrizes, pensando e planejando aulas que permitam aos alunos produzirem seus próprios conhecimentos.
Esse material adotado veio para sistematizar todos os meios que nossos professores utilizam, não impedindo que eles desenvolvam seus trabalhos como de costume. É uma estratégia a mais, uma nova forma de ensinar e aprender; permitindo uma educação com novos recursos e ferramentas. Trata-se de um projeto inédito, que veio para agregar um novo modelo pedagógico em nosso município; com oferecimento de apostilas, assessoria pedagógica, cursos de formação continuada. E cursos de capacitação para o corpo docente, equipes diretivas da rede, sistemáticas de avaliação, acompanhamento das atividades docentes e atendimento de dúvidas por meio de portais da internet.
Continuamos com a certeza de que em momento algum o material didático vai substituir a capacidade e a dedicação do professor ou suas experiências pedagógicas. O professor é o grande responsável pela formação do aluno em sala de aula. No entanto, todo esse material pode ser um bom referencial para ampliar seus trabalhos.
Ressaltamos que o material didático sozinho não consegue efetivar uma prática de ensino eficiente, tendo em vista que o papel do professor é extremamente relevante nesse processo. Nós da SME acreditamos no trabalho de nossos professores e na grande responsabilidade pela interação do aluno com o material disponibilizado, promovendo o conhecimento a partir dessa interação. De nada adianta ter um material excelente, se o professor não consegue desenvolver uma prática de ensino eficiente com o mesmo, os resultados não serão positivos. Podemos fazer a diferença ampliando a abordagem didática apresentada pelo material.
Cremos na importância de um sistema de ensino cujas concepções oriente o trabalho no processo educativo considerando todos os envolvidos - escola, alunos, família e sociedade.